Historia do Personagem

De RRPG Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Como criar a História do seu Personagem (Background). A criação do BG é muito importante para a aceitação do personagem. É através dela que o personagem será inserido no mundo do jogo. Muitos mestres vão fazer disso o fator decisivo entre aceitar ou não o jogador na mesa. Sendo também algo que muitos jogadores tem dificuldades. A seguir alguns guias e instruções, assim como passo-a-passo de como escrever um Background aceitavel.

1º: Deixe as fases da vida do seu personagem em parágrafos distintos. Isso ajuda o mestre a compreender a sua historia e te aceitar no jogo.

2º: Evite clichés. O mundo não precisa de mais um escolhido, bastardo de um rei, desmemoriados, órfão, alguem em busca de vingança, unico sobrevivente de uma vila destruida ou algo de gênero.

3º: Gramatica e português. É sempre bom tentar manter o minimo necessário para que se possa compreender o que foi escrito. Usar corretores como do Word é extremamente importante. Uma dica de ouro: Não coloque mais do que duas ideias por frase, ou seja, não, separe, tudo, com, virgulas. Use pontos.

4º: Leia sobre sua raça e classe. Entenda mais do que suas habilidades, entenda qual a função desse personagem no mundo.

5º: Você vai começar acima do 1º nível? Explique como seu personagem chegou nesse nível. E não, ninguém te treinou até o nível 10, você precisa ter feito algo que te rendeu XP. Alguem feito ou tarefa que lhe permitiu se tornar alguem forte. Da mesma maneira, se você for nível 1 não coloque que seu personagem fez coisas que seria impossivel para o nivel dele (como matar um exercito sozinho).

6º: Personagens conhecem pessoas. Quem seu personagem conhece? Amigos? Família? A maioria das histórias criadas incluem no máximo um mestre. Sério? Está única pessoa importante que seu personagem conheceu na vida?

7º: Lembre-se o BG faz parte da ficha. Coloque tanto esforço nele quanto nos seus combos doidos, ou eles não vão lhe servir de nada.

8º: Tente explicar na sua história como você conseguiu suas perícias ou itens importantes. Esse tipo de coisas geralmente não se consegue do nada.

9º: Logica, Coesão, e nexo. Sua historia precisa principalmente fazer sentido. Leia sobre a região onde seu personagem nasceu ou viveu. Não coloque NPCs que fizeram coisas sem sentido, ou atitudes que ninguém tomaria em um jogo ou vida real. Pare para pensar qual a razão para os personagens fazerem o que fizeram.

10º: Originalidade. Não faça um BG que não usem NADA do cenário. Não façahistórias plagiadas de animes, livros, filmes, séries, etc. Não usenomes plagiados de animes, livros, filmes, séries, etc.

11º: Leia em voz alta. Normalmente apos fazer isso tudo que não faz sentido ou esta ridiculo fica bem evidente para você, assim como erros gramaticais.

Guia da Pixar para criar história de personagens

Traduzido e levemente adaptado de uma imagem da internet que supostamente veio da Pixar.

1º: Se admira mais um personagem por tentar do que por conseguir.

2º: Mantenha em mente o que é legal de se ler e não de se escrever, pois podem ser coisas bem distintas.

3º: Simplifique, Foque, combine, pegue alguns atalhos. Vai parecer que você esta deixando de dar detalhes importantes, mas vais ver como isso te liberta.

4º: No que seu personagem é bom e se sente confortável? Jogue nele exatamente o oposto. Desafie-o e veja como ele se sente.

5º: Termine sua historia, mesmo que não seja perfeita. Faça melhor da próxima vez.

6º: Quando você sentir sua historia travada faça uma lista do que não aconteceria em seguida. Eventualmente uma boa ideia vai surgir.

7º: Descarte as cinco primeiras coisas que vierem a cabeça. Tire o Obvio do caminho.

8º: De aos seus personagens opiniões. Pode parecer legal fazer alguem passivo, mas é veneno para quem lê.

9º: Se pergunte por que você precisa contar essa historia. O que tem nela que faz você ter vontade de escreve-la? Isso é o coração do BG.

10º: Se você fosse o personagem naquela situação como você se sentiria? Honestidade da credibilidade a historias inacreditáveis.

11º: Quais são os riscos? Me de um motivo para torcer pelo seu personagem. O que acontece se ele falhar no que está querendo fazer?

12º: Nada é desperdiçado. Se algo não funciona aqui, guarde para outra oportunidade.

13º: Coincidências para colocar os personagens em problemas é legal; para tirar eles de problemas é trapaça.

14º: Exercício: Pegue uma historia que você não gosta e a refaça para ser algo que você goste.

15º: O leitor precisa se identificar com o personagem. O que fez ele agir dessas maneiras?

Importancia do Background

Mas mestre eu não gosto de fazer BG e nem sou bom fazendo isso. O que faço? O BG é uma parte importante do RPG, ele não pode ser resumido a regras ou interpretação apenas, pois é um misto dos dois. Seu personagem pode ser perfeitamente otimizado e a melhor ficha do mundo, mas se não for um personagem interessante o mestre não terá interesse nele. A vantagem de você ter o interesse do mestre no seu personagem é bem simples: o mestre não vai querer que ele morra facilmente. Enquanto um personagem que o mestre não liga dificilmente receberá alguma ajuda. Claro que nem mesmo o melhor dos BGs te torna imortal, então ainda tenha noção com as atitudes de se personagem. Interpretação: Idem.

Passo a Passo

Esse passo a passo vai ajudar a criar BGs simples e bem escritos. Seguindo ele mesmo um jogador que não sabe escrever bem vai conseguir criar um BG razoavel. Observe que o BG não é a respeito de tamanho e sim quantidade e qualidade de informação passada sobre o personagem para o mestre. Seu mestre precisa compreender quem é seu personagem. Se após escrever cada uma dessas frases o texto parecer solto é só escrever frases a mais entre elas para ligar as coisas.

1ª Parte

Para personagens nível 1 que acabaram de começar o jogo.

  • 1 frase descrevendo aonde o personagem nasceu.
  • 1 ou 2 frases falando sobre sua família.
  • 1 frase descrevendo como sua vida o afetou.
  • 1 frase descrevendo os motivos de sua crenças religiosas.
  • 1 ou 2 frases descrevendo como o personagem aprendeu seu primeiro nível de classe.

Exemplo:

Valishin nasceu no Forte branco do Centro nas Terras Brancas, em Alec. Seu pai era um aventureiro que partiu em uma aventura e nunca mais voltou. Ele vivia apenas com sua mãe e fazia o que podia para ajuda-la em casa. Ela o deu toda sua educação e ensinava tudo para ele, e com ela ele aprendeu sobre o culto das viagens. Por conta de seu pai ele odiava a ideia de aventureiros e como eles abandonam suas vidas para viajar pelo mundo, e nunca participou desse culto. Quando cresceu decidiu ir para a capital para arranjar um bom emprego e dar uma vida melhor para sua mãe. Entretanto, por falta de opções de emprego, e por ser um jovem forte acabou se alistando para se tornar um guarda da cidade (Onde recebeu treinamento adequado).

2ª Parte

Para personagens que atingiram um nivel acima do basico (nível 6). Coloque um feito razoável para alguem desse nível.

  • 1 ou 2 frases descrevendo como o personagem se envolveu na sua primeira campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o que deu certo ou errado em suas campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o desfecho dela.

Exemplo:

Trabalhando como guarda Valishin finalmente compreendeu porque as pessoas se aventuravam: ele sempre tinha que pagar altas recompensas quando os aventureiros voltavam de missão. Ele decidiu então começar por algo leve e passou a trabalhar como guarda de caravanas. Com o dinheiro adicional que ganhava ele tentava também ajudar sua mãe, mas omitia detalhes dizendo para ela dizendo que conseguiu um bom emprego com um mercador. Se mostrando um bom protetor ele ganhou bons equipamentos dos lideres das caravanas e se tornou o líder dos guardas dela.

3ª Parte

Para personagens que atingiram um nível intermediario (nível 12). Coloque um feito grande para alguem desse nível.

  • 1 ou 2 frases descrevendo como o personagem se envolveu nessa campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o que deu certo ou errado em suas campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o desfecho dela.

Exemplo:

Um dia a filha do mercador dessa caravana fugiu, e Valishin foi mandado atras dela. Entretanto, ele descobriu que ela estava em busca por descobrir sobre seus poderes de feiticeira e só voltaria para casa quando conseguisse, e assim Valishin acabou decidindo ajuda-la. Tiveram que explorar vários lugares se baseando em um diário que ela tinha e que pertenceu a sua falecida mãe (que também era uma feiticeira), assim como vez ou outra tiveram de enfrentar mercenários contratados para busca-la. Depois de muito procurar descobriram que a família dela tinha sido amaldiçoada e aqueles que adquirem poderes mágicos logo morrem, assim como a mãe dela morreu.

4ª Parte

Para personagens que atingiram um nível alto (nível 18). Coloque um feito impressionante para alguem desse nível.

  • 1 ou 2 frases descrevendo como o personagem se envolveu nessa campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o que deu certo ou errado em suas campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o desfecho dela.

Exemplo: Valishin e sua companheira feiticeira viajaram para a Republica Arcana afim de descobrir mais sobre a maldição e como reverte-la. Aparentemente a avó dela havia entrado em um lugar sagrado que forneceria conhecimento para resolver um problema apenas, mas ela tentou abusar dessa fonte de conhecimento e por isso foi amaldiçoada. Eles investigaram toda a Republica em busca de onde seria esse lugar e como quebrar essa maldição. Finalmente eles descobrem que se trata de um lugar construído por uma esfinge poderosíssima na Ilha de Ithikael. Como esperado a feiticeira também se maravilha por todo o conhecimento, mas Valishin se mantem firme e fez eles pegarem apenas o conhecimento para quebrar a maldição.

5ª Parte

Para personagens que atingiram nível epicos (nível 21+). Coloque um feito épico para alguem desse nível. Feitos épicos são algo importantíssimo para se obter nível 21, e os livros aconselham os personagens a somente conseguir o nível 21 apos um feito épico. O tipo de proeza depende do personagem: combatentes precisam fazer algo relacionado a batalha, servos divinos precisam fazer algo que atraia a atenção de suas divindades, conjuradores arcanos precisam fazer algo magico que faça os outros conjuradores serem ensinados sobre eles nas escolas, personagens sociais precisam usar suas capacidades para mudar o rumo da historia, e etc.

  • 1 ou 2 frases descrevendo como o personagem se envolveu nessa campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o que deu certo ou errado em suas campanha.
  • 1 ou 2 frases descrevendo o desfecho dela.

Exemplo:

Quando os dois saem da fonte de conhecimento, dão de cara com a Hieraco-Esfinge que criou o lugar. Não se tratava de uma esfinge comum, o que quer que tenham feito a ela com os experimentos que a criaram deixou ela muito poderosa. Por não aceitar que alguem finalmente tenha escapado de sua armadilha de conhecimento a maligna esfinge tenta mata-los, e eles precisam fugir por não compreenderem seus poderes. Eles se escondem nas ruínas da ilha e acabam descobrindo muito sobre o lugar, até acharem o laboratório onde essa esfinge foi criada. Compreendendo seus poderes especiais a dupla finalmente os enfrenta em combate: Valishin a enfrenta em um terrível combate enquanto Valerie realiza o feitiço para desfazer a esfingie. E assim os dois eliminam uma das mais poderosas bestas magicas que assolava a Ilha de Ithikael.

6ª Parte

Detalhes e informações extras sobre o personagem.

  • 1 ou 2 frases descrevendo o personagem fisicamente.
  • 1 ou 2 frases descrevendo sua personalidade e como deve ser sua interpretação.
  • 1 ou 2 frases falando sobre sua visão de sua religião.
  • 1 ou 2 frases descrevendo ambições, objetivos pessoais e desejos ocultos do personagem. Bom manter essa parte atualizada até para ajudar o mestre a saber o que seu personagem quer.

Exemplo:

Valishin possui uma pele bronzeada comum a aqueles de sua raça. Seus curtos cabelos negros e físico forte fazem ele se parecer e muito com seus ancestrais. Apesar de ser bom, ele não é muito carismático. Portanto, costuma tentar ajudar os outros de boa vontade, mas sempre passa a ideia de que o faz de má vontade. Apesar de no principio de sua vida ter tido raiva do culto das viagens compreendeu sua importância quando se tornou mais velho. Hoje, ele possui grande apego por viajantes e sente uma compulsão por ajuda-los sempre que pode.

Se após fazer o BG simples tiver vontade de expandi-lo isso é facil. Só adicionais mais frases detalhando melhor cada passagem. Uma recomendação é enviar o BG simplificado ou comunicar a sua ideia para o personagem ao seu mestre. Assim ele pode lhe atencipar se esse tipo de personagem vai caber bem na campanha ou não. Outra coisa que o mestre pode exigir é que você coloque na sua historia algum "gancho" para facilitar que ele entre na campanha que está sendo narrada. Principalmente se você vai entrar no jogo após ele ter sido iniciado. Lembre-se sempreque BG grande não quer dizer BG bom.