Tabuleiro de Combate

De RRPG Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de Tabuleiro de Combate

O tabuleiro de combate do RRPG Firecast (também conhecido como Scene) é uma ferramenta para gerenciar combates e exploração de um locais. É excelente para utilizar junto a sistemas de RPG que possuem regras específicas de movimentos, alcances e áreas durante o combate, como, por exemplo, D&D, AD&D, Pathfinder, GURPS, Tormenta RPG.

Criando um novo tabuleiro de combate

Para criar um novo tabuleiro de combate, o mestre, que deve possuir ao menos uma conta com assinatura gold, deverá seguir os seguintes passos:

  • Clicar no botão "Inserir novo...", o qual possui um ícone de papel em branco, da biblioteca (ou alternativamente clicar com o botão direito do mouse na biblioteca) em uma mesa criada por ele.
  • Escolher qual a versão do tabuleiro irá usar em sua campanha: Tabuleiro de combate (também conhecido como Scene 3; versão atualizada) ou Tabuleiro de combate obsoleto (também conhecido como Scene 2; versão antiga), e então clicar na opção desejada.
  • Nesse momento uma janela chamada "Criar um scene" aparecerá, perguntando qual o nome do tabuleiro que o mestre quer criar. Depois de preencher a caixa de texto com um nome e clicar no botão "criar", um novo item de scene aparecerá na biblioteca, pronto para ser editado e utilizado.

Elementos do Tabuleiro de Combate

Dois tokens no tabuleiro: um elfo (que está selecionado) e uma mesa
Existem dois tipos de elementos em um tabuleiro de combate: Tokens e Rabiscos.
  • Tokens são imagens que representam personagens dos jogadores, inimigos e objetos.
  • Rabiscos são desenhos e textos que mestres e jogadores podem criar.

Veja também: Funcionalidades dos Tokens

Inserindo tokens no tabuleiro de combate

Existem várias formas de inserir tokens ao tabuleiro.

Através do Browser.

  • Abrir a imagem desejada no browser (preferencialmente no Google Chrome).
  • Arrasta-la para Firecast e solta-la em cima do Grid.
  • Pronto! seu token já esta preparado para ser utilizado.

Através de Item do Scene

  • Criar um novo Item do Scene
  • Nomear o item
  • Link da imagem ( o link deve terminar em JPG, PNG, etc...).
  • Pronto! seu item do scene foi criado.
  • Basta arrasta-lo para o Scene para usufruir do seu novo token

Arrastando o usuário

< exemplificar >

Arrastando um personagem

< exemplificar >

Tokens dos Jogadores

Para um jogador poder movimentar seu Token, o mestre deve apertar com o botão direito no Token, ir em propriedades, selecionar personagem e atribuir ao Token um personagem que pertença a aquele jogador.

Navegando no Tabuleiro

<< Explicar como navegar no tabuleiro >>

Névoa de Guerra

Fog Of War no RRPG Firecast

A funcionalidade "névoa da guerra" (também conhecida como Fog of War) do RRPG Firecast permite que o local seja gradativamente revelado aos jogadores, à medida que eles exploram a masmorra. Isto é útil para evitar que jogadores vejam salas e inimigos que seus personagens ainda não tiveram oportunidade de verem.

Saiba tudo sobre a névoa da guerra do RRPG em: Névoa da Guerra

Rastro e Histórico de Movimentos dos Tokens

<< Explicar e exemplificar >>

Medindo Distâncias

<< Explicar sobre a ferramenta de régua e explicar os parâmetros de cálculo da distância nos grids quadriculares >>

Gerador de Masmorras

Umas das funcionalidades do Scene 3 é gerar masmorras aleatórias que automaticamente já criar as paredes necessárias para usar o fog of war. No menu lateral do Scene ao clicar no icone do dado abrirá um popup com varias opções divididas em duas abas. A primeira aba permite definir as caracteristicas da masmorra e a segunda permite alterar sua aparência. O Gerador funciona posicionando tokens na camada background do scene e depois construido as paredes por cima deles.

Aba Gerador

Maximo de Salas: Essa opção limita a quantidade de salas que a masmorra aleatoria vai possuir. Observe que não há garantias de que a masmorra vai ter exatamente esse numero de salas. O gerador vai tentar posicionar as salas de forma aleatoria dentro da masmorra, e caso falha por conta de conflito com outra sala já existente, depois de varias tentativas vai cancelar a colocação da sala.

Tamanho Maximo: A largura e altura maxima em quadrados que as salas vão ter. O valor inferiores a 4 serão tratados como 4.

Tamanho Minimo: A largura e altura minima em quadrados que as salas vão ter. O valor inferiores a 3 serão tratados como 3.

Entradas: Quantos caminhos indo em direção as bordas do scene a masmorra vai ter.

Escadas: Quantas escadas para outros andares da masmorra vão existir.

Becos: Quantidade de caminhos sem saída desejados na masmorra. Efetivamente o gerador os trata como salas de tamanho 1.

Armadilhas: Quantidade de armadilhas ocultas na masmorra. Máximo de uma por sala. O token da armadilha vai ficar visivel apenas para o mestre.

Passagens: Quantas passagens secretas vão existir na masmorra. Para os jogadores será visto como um token de parede, mas o mestre vai ver um token de chao onde há a passagem. O mestre pode então alterar a visibilidade do token, caso ele seja encontrado.

Espessura: Fator de zoom dos tokens da masmorra. Sendo útil para gerar masmorras mais apertadas ou mais largas. Espessua 1 e 2 deve ser usado para scenes quadriculados. Espessura 1.5 e 3 deve ser usada para scenes em hex.

Caverna: Marcando esse checkbox e usando um tile do estilo cavernoso permite criar masmorras que tem aparencia de cavernas naturais.

Aba Tiles

Estilo: Esse combobox permite selecionar diversos estilos de tilesets para serem usados na construção da masmorra. Incluindo selecionar até 3 estilos salvos pelo usuario.

Salvar: As selecionar um numero para salvar o gerador salva a seleção de tiles atual em um dos 3 slots para uso posterior. Podendo serem selecionados no estilo.

Tiles: Os tiles são as imagens que vão ser posicionadas no scene afim de gerar a masmorra. Além de poder altera-las através da seleção de um estilo o usuario pode clicar na imagem e selecionar imagens do Fire Drive para criar seu tileset personalizado e salva-lo. É possivel tambem clicar e arrastar imagens dessa aba para o scene afim de criar tokens. O que pode ser util para fazer modificações no scene gerado. Corrigindo defeitos ou adicionando algo que o mestre achou que ficou faltando. É importante lembrar de arrastar esses novos tokens para a camada de background para não confundir com os tokens dos jogadores.

Inseridor de Tokens

Criado para facilitar a adição de tokens no scene e principalmente permitir que usuarios mobile consigam inserir tokens. Possui cinco opções principais. A primeira, Adicionar todos Jogadores insere no ultimo ponto clicado no scene todos com +Jogador da mesa. A segunda, Envio Rapido da Internet cria um token a partir de um link da internet. A terceira, Envio Rapido do Computador cria um token a partir de um arquivo de imagem do computador. A quarta, Tokens de Magia cria tokens para a area de magias onde o mestre escolhe o tipo de area o tamanho em quadrados e sua cor. A ultima opção, Meus Tokens, permite criare salvar tokens para reuso no futuro. A interface é similar a de propriedades do token, com algumas adições e uma lista a esquerda com todos tokens criados.

Aba Propriedades

Nessa aba varios detalhes do token podem ser definidos.

Personagem: Exibe uma lista de todos personagens da mesa com jogadores atribuidos a ele. Quando um jogador é dono de um personagem atribuido a um token ele pode movimenta-lo.

Nome: O nome do Token. Sem ele o token criado não será salvo.

Agarrar ao Grid: Se o movimento do token é limitado pelas células do grid. Se desmarcado o token se moverá livremente.

Barrinhas: Permite definir valores para barrinhas e suas cores.

Camada: Em que camada do scene o token é inserido.

Largura e Altura: Quantas células de largura e altura o token possui.

Ângulo: Quantos graus no sentido anti-horario a imagem do token será rotacionada.

Aba Imagem

Essa aba permite selecionar imagens ou apagar o token salvo. Ao clicar no quadrado negro a interface de imagens do Fire Drive é aberta. O botão Imagem Local permite selecionar uma imagem do computador.

Aba Névoa de Guerra

Essa aba permite definir detalhes de visão e luminosidade usados na Névoa da Guerra.

Botões Inferiores

Novo: Cria um novo token em branco.

Salvar: Salva o token sendo editado. Ele precisa ter um nome.

Inserir: Cria um token no scene a partir do token aberto no editor. Ele é posicionado no ultimo ponto clicado.

Fechar: Fecha esse popup.

Inserir e Fechar: Cria um token e fecha o popup.