Usando o RRPG Firecast

De RRPG Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

A interface do RRPG Firecast não costuma ser muito intuitiva e normalmente a própria comunidade costuma ensinar os novos jogadores a como usar o programa.

Seguindo os tópicos abaixo você, novo ou velho usuário, vai poder aprender as principais funcionalidades do programa.

Criando uma conta

Tela de registro

Da mesma forma que o facebook funciona, o RRPG Firecast também precisa que você crie uma conta para utiliza-lo.

A primeira tela ao abrir o RRPG Firecast pede para que insira o login e a senha, caso ainda não possua uma conta, clique em "registre-se aqui".

Ao clicar nessa opção uma janela aparecerá aonde você deve informar seus dados, os tópicos abaixo explicam detalhadamente o que cada campo significa.

  • Seu nome: Esse campo não precisa possuir seu nome real ou seu nome completo, serve apenas para identificação.
  • Seu endereço de e-mail: O email será usado principalmente para recuperação de dados como a senha ou para receber notificações novidades no rrpg.
  • Login Desejado: O login não é apenas um requisito para entrar, ele também será parte de como os outros usuários irão te reconhecer.
  • Senha para sua nova conta: Aqui deve ser fornecida a senha que será usada para acessar a sua conta.
  • Digite novamente a senha desejada: Repita a mesma senha, é apenas uma confirmação.

Clique em "Eu aceito os Termos de Uso do RRPG Firecast..." e por fim clique no botão "Registrar".

Primeiros passos

Lista de contatos do RRPG

Após criar uma conta e entrar no programa utilizando o login e senha criados, você irá se deparar com uma tela com algumas informações.

No canto superior esquerdo da janela você verá seu login, clique em cima do seu nome e várias opções devem aparecer.

  • Alterar nick: Nessa opção você pode alterar o nome que será exposto para os seus amigos na lista de contatos deles.
  • Alterar avatar: Nessa opção você pode alterar a sua foto de perfil, essa foto poderá ser vista por outros usuários sempre que entrar em uma sala.
  • Ver meu perfil: O RRPG possui um sistema de reputação, nessa opção você pode ver a sua reputação e ver outras opções da conta.
Ícones da tela inicial
  • Gold: No ícone da estrela amarela você pode fazer o upgrade de usuário silver para usuário gold ou gold plus.
  • FireDrive: Logo à direita da estrela há um fogo com a sigla "FD" que representa Fire Drive, nessa opção os usuários gold podem subir imagens que serão salvas no banco de dados do servidor do rrpg para que você possa utiliza-las nas mais diversas ocasiões.
  • Plugins: O botão com um ícone de uma peça de quebra-cabeça serve para instalar e desinstalar plugins de ficha, estas fichas são usadas para os jogadores criarem seus personagens em mesas.
  • Configurações: Essa sessão possui 4 abas, que permitem alterar opções de fonte, estilo de cores do rrpg, corretor ortografico, sessão de voz e notificações.

Procurando por Mesas

Tela de busca por mesas do RRPG

Ao clicar no icone de dado na aba ao lado da aba da lista de contatos aparecerá a tela de busca por mesas. A primeira opção te permite pesquisar por mesas do RRPG. É possivel refinar os resultados com as opções ao lado. A segunda opção mostra um historico das mesas que você recentemente entrou. A opção seguinte exibe uma lista das mesas que criou, ou é mestre auxiliar. A quarta opção exibe a sua lista de mesas marcadas como favoritas. A ultima permite criar suas proprias mesas.

Embaixo das opções de busca por mesa vai ser exibida a lista de mesas. Cada mesa retornada pela busca possui um padrão de exibição. Um icone com a logo da mesa, e se houver vagas vai haver um indicador sobre o logo. Ao lado do logo se encontra o titulo da mesa, que normalmente indica o estilo de aventura ou jogo. Abaixo do titulo o subtitulo da mesa indica coisas como quantidades de vagas, horario dos jogos, ou alguma informação extra. Abaixo do subtitulo vai ter um texto informando o sistema usado na mesa. Por ultimo, alguns icones dão algumas informações extras sobre a mesa. O primeiro icone indica a quantidade de pessoas online naquela mesa. Uma estrela dourada indica que o mestre da mesa está online na mesa. Um coração indica que aquela é uma de suas mesas favoritas. Um icone de casa indica que aquela mesa foi criada por você. Um icone de "legal" indica que você marcou aquela mesa como interessante.

Um duplo clique em uma mesa lhe permite entrar nela. Uma nova janela será aberta e a mesa será carregada. Um clique com o botão direito abre um menu que permite marcar a mesa como interessante, ou como não interessante, remover dos favoritos e abrir uma pagina web com detalhes da mesa.

Usando uma Mesa

Tela de busca por mesas do RRPG

Ao entrar em uma mesa do RRPG a seguinte tela é apresentada. Ela possui diversos campos, opções e icones. Algumas dessas opções só aparecem ao se clicar com o botão direito sobre um objeto.

Chat

O Chat é a parte central da janela da mesa. Assim que a mesa terminar de carregar uma mensagem de boas vindas escrita pelo mestre da mesa é exibida. É essencial que ela seja lida, pois normalmente apresenta as principais instruções para novos jogadores. A maioria dos mestres logo irá julgar um jogador como preguiçoso ou mal jogador por perguntar sobre algo que já esteja explicado na mensagem de boas vindas.

No chat há três maneiras de mandar texto Normal, Narrador e NPC, sendo a duas ultimas disponiveis apenas para mestres. No modo normal o texto enviado vai aparecer ao lado do nick atual do jogador que enviou a mensagem. Quando enviado o texto no modo Narrador a mensagem aparecerá no chat sem nenhum nick antes dela. Por ultimo, no modo NPC o mestre poderá escrever um nick e a mensagem no chat aparecerá após o nick do NPC. Interpretativamente falando existe um padrão de envio de mensagem durante o jogo que indicam como o personagem está realizando aquela ação e que é usado pela grande maioria das mesas. Esse padrão consiste de usar simbolos antes e envolta do texto enviado ao chat. Eles são:

  • - Sussurro.
  • -- Tom de Voz normal.
  • --- Falando alto.
  • --- GRITANDO.
  • *Ação*
  • "Pensamento"

O texto enviado chat pode ser formatado usando alguns comandos. Normalmente apertando ctrl+alguma letra quando se está escrevendo algo para se enviar no chat.

  • ctrl+K: Quando usado abre uma janela com opções de cores. O usuario deve então escrever o numero da cor selecionada. Todo o texto após o "[§K]" vai aparecer na cor selecionada. Por exemplo, "[§K4] texto" vai penviar a palavra texto para o chat com a cor da fonte vermelho, mas sem alterar a cor de fonte padrão do jogador.
  • ctrl+U: todo o texto entre "[§U]" e o proximo "[§U]" vai aparecer sublinhado no chat. Por exemplo, "[§U]teste[§U]teste" faria a primeira palavra teste aparecer sublinhada e a segunda não.
  • ctrl+B: todo o texto entre "[§B]" e o proximo "[§B]" vai aparecer em negrito no chat. Por exemplo, "[§B]teste[§B]teste" faria a primeira palavra teste aparecer em negrito e a segunda não.
  • ctrl+T: todo o texto entre "[§T]" e o proximo "[§T]" vai aparecer em italico no chat. Por exemplo, "[§T]teste[§T]teste" faria a primeira palavra teste aparecer em italico e a segunda não.

O chat do RRPG possui comandos para realizar certas funções. todo comando começa com "/" e é seguido pelo nome do comando. A lista de comandos é exibida ao se usar "/?" no chat. Apenas quem envia o "/?" ve a lista de comandos na tela, pondendo ser usado livremente sem incomodar os outros. É possivel criar seus proprios comandos (Apenas usuarios gold) para automatizar tarefas no chat. Sendo possivel criar rolagens personalizadas e varias outras funções. Para ver a janela de comandos personalizados digite "/macros", lá é possivel criar e gerenciar os Macros.

O chat do RRPG pode possuir abas. Essas abas podem possuir conversas privadas (pvt) com outros usuarios, ou conversas em grupo, que são como as conversas privadas, mas com multiplos usuarios. As abas tambem podem exibir um scene, se ele for configurado para tal. As outras abas de chat apresentam as mesmas funções do chat principal.

Clicar com o botão direito na mesa abre algumas opções adicionais, normalmente destinadas ao mestre.

  • Ativar Mesa Moderada: Quando a mesa está moderada o sistema envia menos mensagens ao chat, e apenas usuarios com o estado de +Voz podem falar na mesa. Normalmente usado quando o jogo começa para ninguem que não esteja jogando possa interferir na narração.
  • Salvar o Log: Salva todas informações de texto atualmente no chat em um arquivo.
  • Usuarios Banidos: Permite visualizar a lista de todos banidos da mesa e gerenciar a lista.
  • Mestres Auxiliares: Permite gerenciar a lista de mestres da mesa. Cuidado com quem é adicionado a mesa, pois a pessoa terá poder pleno dentro dela.
  • Outras Ações: Permite apagar a mesa (apenas o criador da mesa pode apaga-la).
  • Propriedades da Mesa: Permite alterar varias coisas na mesa. Como nome dela, sistema, mensagem de boas vindas, quantidade de barrinhas e linhas que os jogadores tem, e outros.

Boas Praticas

Existem diversas boas praticas quando o usuario se encontra em uma mesa de rpg. Elas consistem de não incomodar outros jogadores, e quebrar elas pode resultar em ser banido tanto da mesa, quanto do programa (para casos mais graves). Para piorar as coisas para quem causa problemas o RRPG possui um sistema que identifica se um usuario possui multiplas contas. E quando ele identifica possiveis contras adicionais ele por segurança extende o ban para essas contas. Logo, se torna muito importante conhecer essas boas praticas e evitar um banimento. Essas regras de comportamento podem variar, mas normalmente se aplicam a maioria das mesas.

Algumas ações no RRPG geram barulho para chamar a atenção dos outros usuarios. Isso normalmente é destinado para ser usado durante o jogo, logo incomoda quando usado fora do jogo ou de forma desnecessaria. Essas ações incluem rolagem de dados e uso do comando "/rir", principalmente o comando de rir, que normalmente gera um ban automatico da mesa.

O envio excessivo de mensagem com o intuito de atrapalhar os outros jogadores (popularmente conhecido como flood) também é algo que com certeza irá gerar atrito com os outros jogadores e gerará um banimento da mesa. Quando um jogador entra em uma mesa e quando ele sai aparece um alerta no chat. Ficar entrando e saindo de forma seguida da mesa pode ser considerado flood por alguns mestres e eles vão acabar te banindo. É bom se lembrar que muitos mestres ficam online em suas mesas enquanto estão fazendo outras coisas para poder ajudar ou tirar duvidas de algum eventual jogador. Se a janela fica piscando de forma seguida sem motivo ou por motivos banais eles vão banir os responsaveis para acabar com o incomodo.

Reclamações sobre sistemas e cenarios é algo que já gerou bastante problemas no passado. É recomendado e esperado que se você veja alguma mesa sobre algo que não goste que simplesmente não entre nela. Entrar uma mesa de tematica que a pessoa não gosta para simplesmente reclamar com as pessoas que nela jogam é algo de extremo mal gosto e mal visto, que pode gerar um banimento. Se divirta e deixe os outros se divertirem é uma regra não escrita do RRPG.

No geral o importante é prezar pelo bom senso e manter a educação onde quer que você esteja.

Biblioteca

A Biblioteca fica na lateral esquerda da mesa. É onde os mestres das mesas colocam arquivos informativos (normalmente referidos como os NPCs da mesa) e fichas da mesa. Usuarios gold e acima podem criar pastas para organizar a biblioteca. Algumas fichas de personagem podem exigir que o usuario tenha certos plugins instalados no rrpg. Plugins com a extensão ".rpk" podem ser instalados simplesmente se abrindo seus arquivos com um duplo clique.

Lista de Usuarios

Na lateral direita da mesa vai haver uma lista com os usuarios atualmente ativos na mesa, divididos em categorias.

  • Mestres: A categoria do topo possui os mestres da mesa usando um avatar simples, apenas com nome, nick (uma estrela ao lado do nick indica que é um usuario pagante) e imagem do avatar.
  • Jogadores: A categoria do meio possui todos os usuarios com +Jogador na mesa. O mestre só vai dar esse status aos jogadores que tiver aprovado as fichas para jogar em suas mesas. Esse status é revolgado e adicionado de volta com frequencia quando necessario. Esses usuarios tem um avatar especial associado a sua ficha.
  • Espectadores: Usuarios ainda não aprovados para jogar na mesa, ou Jogadores que tiveram seu status revolgado por não estarem jogando na sessão atual. Eles possuem o avatar simples, como o do mestre.

Ao clicar no avatar de um usuario com o botão direito do mouse varias opções adicionais aparecem.

  • Exibir Personagem: Abre a ficha de personagem daquele usuario. Comando automatico quando um duplo clique é usado sobre o avatar do usuario.
  • Criar um Personagem: Mestrem podem usar para dar uma ficha a aquele usuario.
  • Alterar Avatar: Permite ao mestre alterar o avatar dos usuarios com +Jogador.
  • Mensagem Privada: Abre uma aba de conversa com aquele usuario. Se multiplos usuarios estiverem selecionados cria uma conversa em grupo com eles.
  • Modos de Usuario: Permite ao mestre dar varios status aos usuarios da mesa. Torna-los Jogadores, Mestres, Espectadores, bloquear sua fala e outros.
  • Kickar: Retira um usuario de uma mesa, fazendo um forte barulho. O usuario ainda pode voltar pra mesa.
  • Banir: Expulsa o usuario da mesa, da mesma forma que o kick, sem permitir que ele volte durante o periodo determinado (comumente pra sempre).
  • Adicionar a Lista de Contatos: Envia um convite para adicionar o usuario como um contato.
  • Exibir Perfil: Exibe detalhes sobre aquele usuario.

Avatar de Jogador

Os Usuarios com o status de +Jogador possuem um avatar especial para auxiliar durante o jogo. Esse avatar possui uma imagem de avatar maior, que pode ser alterada pelo mestre da mesa (com um clique direito) sem alterar a imagem do avatar do usuario. Normalmente usado para exibir a imagem do Personagem desse jogador. As barrinhas criadas pelo mestre, tambem são atribuidas a esse avatar. Para altera-las o jogador só precisa dar um clique duplo nelas e um popup de edição de seus valores aparece. Abaixo das barrinhas o mestre pode permitir que os jogadores tenham linhas editaveis. Onde os jogadores podem escrever coisas como o estado dos personagens (dormindo, envenenado, incosciente e etc.), valores de iniciativa, ou o que a criatividade deles deixar.

Barra Inferior

A barra inferior da mesa possui diversos icones com funções diversas. Os Icones estão agrupados de acordo com suas funções.

Mesa

  • Lapis: Permite alterar varias coisas na mesa. Como nome dela, sistema, mensagem de boas vindas, quantidade de barrinhas e linhas que os jogadores tem, e outros.
  • Chrome: Abre uma pagina web com informações sobre a mesa. Esse link pode ser compartilhado para divulgar a mesa. As pessoas com o RRPG instalado podem clicar em Entrar na Mesa e entrar diretamente nela.
  • Chave: Remove ou adiciona uma senha a sala. Se a sala possuir senha só aqueles com a senha irão poder entrar nela.
  • Coração: Adiciona a mesa aos favoritos.
  • Bloqueio: Permite visualizar a lista de todos banidos da mesa e gerenciar a lista.

Jogo

  • Pasta: Volta a exibir a Biblioteca da mesa (Caso ela esteja fechada).
  • Báu em Chamas: Abre o Fire Drive.
  • Triangulo Azul: Exibe as Janelas Acoplaveis instaladas. Por padrão o RRPG tem apenas o acesso rapido a Macros e O Tracker de Combate, mas outros podem ser adicionados.
  • Imagem: Anexa uma imagem ao chat. Pode ser acessado com o atalho ctrl+I.

Dados

Possui diversos icones de dados para serem rolados no chat. Entretanto a maioria das pessoas prefere usar o comando /r. Por exemplo, "/r 1d20+5: Teste de Força" iria rolar 1d20 na mesa, adicionar 5 ao resultado e marcar o teste como um teste de força.

Sessão de Voz

  • Microfone: Permite se conectar a sessão de voz e conversar com quem estiver online na sessão de voz.
  • Ferramentas: Configura as sessões de voz.

Conferencia

  • Microfone: Se conecta a conferencia de audio da mesa. Permitindo conversar com quem estiver na conferencia por audio.
  • Microfone Bloqueado: Desliga o microfone sem sair da conferencia.
  • Nota Musical: Adiciona sons e musica para ambientar o jogo.

Janelas Acoplaveis

As janelas acoplaveis são plugins que podem ser abertos e anexados a tela principal da mesa. Adicionando funções uteis ao RRPG. O RRPG vem com duas janelas por padrão, mas outras podem ser instaladas. Apenas usuarios pagos podem usar as Janelas Acoplaveis.

  • Macros: Exibe uma lista de macros da mesa, que podem ser clicados para rapido uso.
  • Tracker de Combate: Marca a iniciativa de cada personagem no combate. Cada personagem pode ser marcado como de jogador, aliado ou inimigo. Tambem serve para anotar a duração de efeitos sobre os personagens. Alertando no chat quando os efeitos acabam.

Tabuleiro de Combate

Tabuleiros de Combate podem ser anexados como Janelas Acoplaveis ou abertos como abas. Para mais detalhes veja Tabuleiro de Combate.